quinta-feira, 7 de abril de 2016

Manta com quadrado perfeito em tricô

Há muito tempo que andava para fazer um trabalho com este
quadrado perfeito, mas só agora me decidi. 
Tinha por aqui uns restos de fios um pouco mais grossos
sem saber o que fazer deles. 
Em croché iria ficar um trabalho muito espesso. 
Em tricô, e com este ponto de liga (musgo), está a sair bem!
A espessura dos fios em stock não é toda a mesma,
mas resolvo o problema tricotando dois juntos.
Estou a uni-los à toa quando tenho alguns prontos,
cosendo-os, uns pelo direito, outros pelo avesso.
Esta servirá para cobrir os joelhos quando estou no sofá,
substituindo as que já estão a ficar velhotas.
 Tirei o modelo do youtube, 
mas todos os quadrados eram iniciados como o que mostro
na foto seguinte. Número ímpar de malhas... etc...
Faço este quando tenho fio suficiente para completar um.
 Mas quando tenho pouco fio, começo por 1 ponto.
Assim dá um quadradinho, como mostro a seguir:
Já tenho uma manta com 7x5 quadrados perfeitos...
mas não tão perfeita como eu desejaria!
A vantagem é que quase não olho para o que faço
enquanto vejo TV ao serão.
Não tenho vontade de acabar o casaco que tinha entre mãos
e agora já não lhe pegarei, apesar da fria primavera.
Com o calor gosto mais de bordar e tenho planos para
Richelieu e Hardanger. 
Se os concretizar darão um futuro post.
UM ABRAÇO

16 comentários:

  1. Ora bem amiga...um dia destes abanco aí para me ensinar a fazer o quadrado perfeito!
    Adorei a peça...bj saudoso

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei de ver estas mantas multicoloridas fazem um efeito muito bonito.
    Um abraço e boa Quinta-Feira.

    ResponderEliminar
  3. Belíssima manta que por este andar ainda a usas esta Primavera.

    Gosto imenso da junção de cores.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda Teresinha, eu gosto deste multicolorido... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu que nada sei, que dizer...
    Maos de fada, obviamente.
    Acertei? acho que sim.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Por isso gosto de frio.
    Aqui não dá para usar manta.

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito de fazer trabalhos em quadrado perfeito. Já fiz uma manta e tenho outra em mãos. Mas eu não os coso, faço uns pegados aos outros. Fica perfeitinho depois é só rematar as pontas

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresinha, a mantinha vai ficar linda e muito confortável, tenho a certeza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresinha como estas? Vejo que esta na produção total, esta muito bonito o jogo de cores, o capricho dispensa comentários, passei la no teu outro cantinho adorei as fotos e tour através de seus olhos, a forma de viajar mais barata e econômica com certeza é através das fotos das amigas! Bjucas minha querida e um fim de semana abençoado

    ResponderEliminar
  10. Olá ... a manta tem um aspecto bem aconchegante e ficou muito bonita.
    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. ai Teresinha não percebi nada. Sera dos meus 70 anos e da ciática? não pode mostrar mais pormenorizado. Tenho tantas lãs. e como une e como normal?um beijinho e paciencia. Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela,
      só pode ser da ciática... porque os 70 não contam!!! Só me leva 1 de avanço!!!
      Começando pelos lados veja aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=7Onet0-acfU
      Começando pelo canto não vi na net, mas começa com 1 malha, aumenta 3 pontos nessa malha... etc.
      Se eu tivesse mais tempo livre (de preocupações!!!) fazia uns vídeos!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. muito bonito, felicitações, bem cozido

    ResponderEliminar
  13. Olá Teresinha tudo bem?

    Esse seu post vai ajudar muito o pessoal que tece para doação, você me permite compartilhar o link aqui para o seu blog? Tem umas amigas querendo fazer mantas para doação e você fez uma manta linda.

    Eu vi que você ensinou a fazer quadrados de duas formas, se você me permite, eu poderia postar no blog essa sua segunda forma de fazer quadrados? Teve gente que não compreendeu a forma na diagonal (que é a forma que eu acho mais simples). Muito obrigada por compartilhar essas receitas, seu blog é muito bonito. 🌼

    ResponderEliminar
  14. Olá, quantos pontos teria que colocar para fazer um poncho para uma criança de 2 a 3 anos no quadrado perfeito?
    Obrigada

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!