segunda-feira, 12 de maio de 2014

Casaco de tricô para menina (qualquer tamanho)

Há muito tempo mostrei AQUI um casaco que tricotei para a minha mãe. Foi mais um dos muitos que fiz neste modelo, alguns com pequenas outros com grandes alterações, porque eu nem sempre tinha à frente a receita, e ia fazendo como calhava. Este ficou assim:
Hoje, em dia de pachorra para arrumações, depois de me ter descartado de alguns pares de sapatos que já não usamos e ter organizado as caixas com os que iremos usar (será???)... deitei mãos à secção de revistas antigas, umas em caixas, outras já reduzidas a páginas escolhidas e cortadas de outras revistas, devidamente arquivadas em pastas, resultado de anterior arrumação. E assim, com o intuito de reduzir espaço de arquivo, fazendo desaparecer tralha... acabei por encontrar coisas que julgava já não existirem! Fiquei contente e ainda não é desta vez que vão para reciclagem!
A receita do casaco original está aqui, em forma de foto!
Já só há esta folhinha da revista, sem explicações.
Quem quiser reproduzi-lo terá de copiar... olhando!!!
Acho que nunca fiz nenhum exatamente igual, mas amarelo fiz!
Todos sofreram uma ou outra alteração 
e tricotei-os em diversas cores para as minhas filhas,
para amigas, em diferentes idades e tamanhos.
Nos anos 70 fiz um para mim, igual ao da minha filha!
Para finalizar o post, vejam como o casaco ficava bem na minha mãe!
No dia do seu 97º. aniversário, 30 de setembro de 2013,
5 meses antes de falecer, estava tão bem disposta
a beber um licorzinho e nessa altura dizia com frequência:
"nunca pensei chegar a esta idade"... e dava uma gargalhada!
Tenho muitas saudades e agora só me resta nunca mais a esquecer!
Entretanto irei fazendo as coisas me ensinou... até conseguir!
Nem imaginam os trabalhos bonitos e perfeitos
que saíram destas mãozinhas habilidosas,
aqui já deformadas... mas ativas até aos 80 e tal anos.
UM ABRAÇO


12 comentários:

  1. Um post/ recordação!
    A vida é assim...ficam as recordações.

    Adorei o casaco e ficava lindamente na tua mãe.Não parecia ter a idade que tinha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Falar para que...
    Continue tricotando, calma, feliz e serena na certeza que na feitura de mais um casaquinho para os filhos dos seus netos, levam o carinho da Senhora sua mae.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Lindos casaquinhos.
    E linda recordação de sua mãe!
    Bjus



    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha, o casaco é lindo, eu adoro casacos de tricô e a recordação de sua mãezinha também é muito carinhosa... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  5. Teresinha fica uma doce saudade e nesse belo casaquinho um olhar bem agradecido!!! Bj

    ResponderEliminar
  6. As recordações são ainda mais bonitas do que o casaquinho, que é lindíssimo! Que bom ter podido "gozar-se" da sua Mãe durante tantos anos! Todos os dias peço para que a minha ainda cá esteja muitos, também
    Um abraço
    P.S.: mandei-lhe um email há uns tempos, mas não sei se recebeu... Não preciso de resposta, apenas saber se recebeu

    Outro abraço virtual

    ResponderEliminar
  7. O casaco, é um clássico sempre elegante!
    Entendo tão bem quando falas das saudades que sentes da tua mãe! Vais aprender a viver com elas, querida Teresinha. A nossa capacidade de adaptação é infinita.
    Tem um bom dia!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Le gilet est magnifique bravo et une belle foto de votre maman comme souvenirs bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  9. Amiga Teresinha
    Este é um casaco intemporal, como o são muitas peças em tricot.Conheço o modelo original e penso que o tenho por casa em alguma revista antiga, embora nunca o tenha feito.Também ando em arrumações de revistas antigas e pode ser que o encontre....

    Abraço e continuação de uma boa semana
    Nélia

    ResponderEliminar
  10. Retiro o que disse! A ignorância é muito atrevida!
    Mas que o senhor que canta bananas e macacos `
    às vezes se põe a jeito ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. o casaquinho é lindo de morrer... vestido na mãezinha é um espetáculo. Saudades eternas...

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Lindo o casaco. Adorava ter tempo e fazer esses trabalhos perfeitos. Quanto à tua Mãe vais ter sempre muitas saudades. Uns dias serão muito dolorosas outros dias serão doces recordações.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!