quinta-feira, 13 de março de 2014

A Minha Mãe...

A minha Mãe deixou-nos fisicamente no dia 8 março de 2014, dia internacional da Mulher. Grande Mulher que foi, escolheu este dia para se juntar ao seu marido e dois filhos. No nosso coração continuará a viver e nunca a iremos esquecer.
As notícias sobre os meus voos até aos Açores nunca mais serão iguais, nunca mais virei nesta missão e as férias cá nunca mais terão o mesmo sentido. O choque da ausência da minha querida Mãe será igual ao que já hoje sinto.
Desta vez achámo-la realmente mais debilitada, menos ativa e mais esquecida, mas tinha momentos de plena lucidez, ainda conversou e contou estórias, disse um poema do meu pai, manifestou o seu sentido de humor, sempre com a arguta inteligência que nunca a abandonou, e só nos dois últimos dias de vida deixou de saber que estava entre nós.
Mas outra preocupação nos invade: o meu irmão. Ficaremos cá mais alguns dias para resolver problemas relacionados com esta alteração nas nossas vidas e iremos fazer tudo para que o meu irmão se ajuste a esta triste situação e opte pela escolha que lhe facilite o futuro. Tem o nosso pleno apoio, muitas alternativas… mas ele decidirá.
O regresso a Coimbra está em aberto. Apesar das imensas saudades que sentimos dos filhos e netos, só iremos depois de resolver tudo, ou quase tudo, aqui.
Se eu tiver vontade… mais tarde irei mostrar aqui alguns trabalhinhos que eu fui fazendo em serões anteriores, aliviando a tristeza que me invadia e o pressentimento deste triste desfecho.
A habilidade das mãos da Teresinha que agora partiu, passou, como por magia, para as minhas mãos. Os trabalhos que fez ao longo da sua vida são perfeitos, muito bonitos e muito apreciados por quem teve o privilégio e a sorte de os ter recebido de presente.

Ainda tive a felicidade de a acompanhar nos dias do final da sua vida, de a abraçar e beijar, entrelaçar os meus dedos nos seus, notando a semelhança física. E espero que a habilidade transmitida pelos seus genes, de que tanto me orgulho, seja também uma herança deixada às minhas filhas e netas.

Da nossa quinta e mandadas plantar pelo meu pai,
 uma camélia para TERESA AMÉLIA, sua mulher que agora repousa junto dele.
UM ABRAÇO

37 comentários:

  1. Teresinha, lamento muito a sua perda e só espero que a tristeza que sente se vá desvanecendo, sabem sempre que a saudade se manterá.
    Um abraço
    Milai

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha, chega uma hora em que todos devemo-nos separar, doí no fundo da alma, mais e assim, a saudade demora para ser doce, mais um dia vai pensar na sua mãe e vai sorrir docemente... Receba um longo abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  3. Teresinha
    Deixo aqui os meus sentidos pêsames

    Sinto-me esquisita a fazer este acto assim por este meio, mas realmente assim tem de ser e não sei o que dizer mas sinto que tenho de deixar o meu apoio, mesmo sem saber como....por isso desculpe as minhas fracas palavras.
    (É que é a 1ª vez (desde que me meti nestas andas) que dou assim com um post tão triste, mas ao mesmo tempo tão cheio de amor).

    Teresinha
    Não há palavras para um momento como este, mas há que ter muita Força e muita Fé nestas horas e acreditar que a sua mãe está feliz, ao pé do seu pai de novo.

    Muita coragem para estes momentos :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida Theresa, siento mucho la muerte de tu querida madre, que Dios te de mucha fortaleza !
    Bendiciones.

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, um texto muito emotivo e tocante.
    São sentimentos no coração e na alma.
    Espero que consigas aliviar o teu coração da dor e a consigas transformar em belas recordações.
    Um abraço cheio de força e amizade.
    Sinto muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Os meus sinceros sentimentos, também perdi o meu querido Pai à pouco, nunca comentei no seu blog mas sou leitora assídua. Um grande beijo, força.
    Tina

    ResponderEliminar
  7. Teresinha,

    Sinto muito a perda da sua Mãe.

    Que ela repouse em paz.

    Beijinhos grandes e muita força e coragem.

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga,
    Sinto muito pela sua perda. Conheço bem essa dor, que nunca passa, mesmo transformando-se depois em saudade.
    Um texto lindo. A sua mãe está em paz. Quando regressar visite-me. Um beijinho enorme, Cris

    ResponderEliminar
  9. Querida Teresinha
    Embora esperadas estas notícias são tão tristes... Mas o laço afectivo que une mães e filhos é tão forte e as recordações são tantas, que nos acompanham o resto da nossa vida e suavizam as saudades.
    Um grande abraço sentido
    Maria Torres

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresinha

    Não sei nunca o que dizer nestes momentos, talvez porque não não haja mesmo as palavras certas.
    Que tudo se resolva o melhor possível com o teu irmão.
    Um abraço apertado, amiga.
    Muitos beijinhos
    Helena

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha

    Lamento muito, mas penso que passou bons momento e que sempre manterá boas recordações da sua mãe, isso é que é importante, é mais uma etapa da sua vida.

    Beijinhos

    Manuela

    ResponderEliminar
  12. Lamento muito querida, dou-lhe os meus mais sinceros sentimentos, é uma perda muito grande, mas como já o disse, ela está junto ao marido, de certeza que ficará sempre a olhar por si, e nunca sairá do seu coração. Fique bem, bjos doces

    ResponderEliminar
  13. I hope you fell better now, I´m sorry about your mother.
    Saludos y feliz fin de semana.
    Ale
    Costa Rica

    ResponderEliminar
  14. Meus sentimentos , Teresinha! Que Deus tenha a sua mãe em um boníssimo lugar junto ao teu querido pai. Sei um pouco da tua tristeza pois que a minha também deixou-nos recentemente. No entanto, a bondade delas, seus ensinamentos e boas lembranças nos ficarão como herança. Fica em paz amiga e que Deus conforte o seu coração. Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Teresinha, meu abraço a você.
    D.Teresa Amélia terminou sua missão aqui e partiu para recomeçar em outro plano. Vive lá e vive aqui nas boas lembranças dos que a amam.
    Fique bem junto aos seus!
    Egléa

    ResponderEliminar
  16. Teresinha, querida Teresinha, há momentos em que faltam as palavras, há momentos em que as palavras sobram ... como este.
    Dá-te tempo, amiga, concede-te a esperança do seu efeito apaziguador.
    Deixo-te um grande abraço.
    Nina

    ResponderEliminar
  17. Je vien de lire que votre maman est décédé sincaire condoleans, beaucoup de courage pour passé cette periode très difficile je pense a toi ,bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  18. Querida Teresinha, recebe o meu pesar e sentimento nesta triste hora.
    Um grande abraço, com o maior carinho,
    Teresa
    teresa_0001@hotmail.com

    ResponderEliminar
  19. Que linda mamãe voce tem ...a minha ja esta com Deus, mas continua a me abençoar e proteger. Parabéns voces são a prova do amor materno. Bjão grande amiga.
    http://www.segredodaslinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Cara Teresinha foi com muita tristeza que li o seu post, e é muito sentido o meu lamento pelo seu sofrimento.
    Um grande abraço.
    Lisete

    ResponderEliminar
  21. Que dizer nestes momentos recheados ainda assim de ternura?
    Um beijo, Teresa.

    ResponderEliminar
  22. Oi Teresinha, meus sentimentos querida amiga... fique com um abraço bem apertado deste outro lado do mundo!!!
    Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  23. Teresinha...lamento a perda da sua mãe e que Deus lhe dê muita força para aprender a lidar com a saudade!!! Bj amigo

    ResponderEliminar
  24. Um abraço. Que Deus os conforte. Beijos daqui do Brasil.
    Valéria

    ResponderEliminar
  25. Olá Tersinha: que homenagem tão bonita e sentida à sua mãe. O texto foi escrito com o coração e claro que não há dúvidas: a habilidade da mãe ( que não conheci) passou ,definitivamente, para a filha.Se dúvidas houvessem, era só passar os olhos pelas muitas maravilhas que aqui partilha connosco.
    Um grande beijinho.
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. Terezinha querida, junto uma lágrima há sua tristeza, mas
    fica as lembranças que composeram a vossa vida, e se
    tiver Biblia lei-a em JOÃO CAPITULO 5 VERSICULO, 28 E
    29, dão muito consolo, muitos beijos amiga

    ResponderEliminar
  27. "Apenas" um abraço sentido e solidário!

    ResponderEliminar
  28. Lamentando a perda da Mãe, deixo um abracinho forte. Os primeiros tempos não devem ser nada fáceis, mas com toda a coragem e sabedoria que a mãe da Teresinha lhe transmitiu, poderá ultrapassar todos os momentos dolorosos recordando-a com saudade e relembrando a grande mulher que a mãe foi e a ensinou a ser.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  29. Querida Teresinha
    Nem sei bem o que lhe dizer. A dor é sempre intensa quando se perde alguém e a dor da perda da mãe é certamente muito forte, mesmo que tenha uma linda idade, como é o seu caso. Acompanho-o nessa dor com os meus sentidos pesames.

    Paula.

    ResponderEliminar
  30. Nestes momentos nem sei que dizer.
    A dor é imensa.

    Sei que tens no céu uma nova estrela que olha por ti.

    Deixo-te um abraço apertadinho e um beijo.

    ResponderEliminar
  31. Querida Teresinha:
    Con todo mi sentimiento por la pérdida de su madre reciba un fuerte abrazo,
    Teresa.

    ResponderEliminar
  32. Teresinha,
    o que dizer nesta hora de profunda dor? Não sei, posso apenas enviar-lhe os meus sentidos pesames e muita força.
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga Teresinha,
    Só agora vi a notícia do falecimento da sua tão amada mãe...
    Lamento a sua enorme perda. As mães são tudo para nós...eu sei, infelizmente também disse "adeus, até qualquer dia" à minha em 2009 (com 68 anos)...mas a vida é mesmo uma passagem e, por isso, temos que nos lembrar dos sorrisos, das mãos de ouro, dos cozinhados, de infinitas maravilhosas lembranças que elas nos deixaram!
    O meu abraço com carinho!
    Apesar de estarem "longe" de nós, elas vão-nos vigiando...
    Eu acredito nisto!
    Beijinho, Ana Azevedo

    ResponderEliminar
  34. Teresinha,
    Um beijinho. com carinho, pela perda da sua querida mãe.
    É uma sensação de vazio, eu sei...mas, também é um adeus, até qualquer dia! É assim que eu penso, desde que a minha mãe partiu de viagem repentinamente com 68 anos...
    Elas estão a vigiar-nos, mesmo de longe!
    Abraço do coração,
    Ana Azevedo

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!