terça-feira, 15 de maio de 2012

Cheguei há dias...

Como não podia deixar de ser... a 1ª fotografia é da Lagoa do Fogo, como digo sempre, a minha favorita.
 Aqui os araçás vermelhos, com flores e frutos. São mais pequenos do que os amarelos, meus preferidos, mas que ainda estavam verdes.
Na passagem pela Gorreana, uma plantação do chá, onde sempre paramos para tomar uma chávena dessa deliciosa bebida e para comprar mais uns pacotinhos que darão até à próxima visita.
Aqui são inhames, nas Furnas, muito saborosos para quem os aprecia como eu.
Estas são as criptomérias, lindas e exóticas árvores que abundam nas matas dos Açores.
Hum!... Lapas grelhadas, deliciosas apenas para os grandes apreciadores. E estas, para mim, são as melhores, no  Restaurante Costaneira, na Ribeira Quente, aberto todo o ano e onde marco presença obrigatória sempre que vou a S. Miguel.
Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas Portuguesas,
e aqui também (esta é a lagoa verde).
Subindo pela Gorreana chegamos à Lagoa de S. Brás, pequena mas bonitinha, onde o silêncio é absoluto.
Esta é a Lagoa das Furnas.
Aqui, bem pequenina e às vezes seca, a Lagoa do Carvão.
Sempre com boas pastagens regadas com o orvalho da noite ou com as frequentes chuvas do dia, as vacas que produzem o excelente leite açoriano.
As caldeiras ( fumarolas) das Furnas, à beira da lagoa.
Aqui o povoado, onde as nascentes de água quente surgem ao lado das de água fria.

Com os seus 95 anos, a minha Mãe aguarda, com apetite, a chegada do almoço, polvo assado com batatas no forno de lenha, com que todos nos deliciamos sempre que vamos aos Mosteiros.
Os cunhados, rapazes de 1942,
apenas com diferença de 1 mês e 1 dia. 
Como estão divertidos, no quintal da casa de Ponta Delgada.
E aqui... palavras para quê?...
 Para a posteridade, a fotografia do costume,
na linda Lagoa do Fogo.
 A hora da despedida é sempre muito dolorosa... 
ficamos todos de coração partido. 
A tristeza no rosto da minha Mãe contrasta com a alegria de me ver chegar.
E cada vez custa mais... 
Quero fechar com chave de ouro, mostrando esta Santa Teresinha magnificamente pintada pela minha querida e grande Amiga Mimila, que ma deu de presente... e que presente lindo!
A todas as amigas que me visitaram agradeço a simpatia e às minhas seguidoras quero agradecer o carinho. Vou fazer um esforço para cumprimentar todas individualmente.
Ainda não dei cumprimento às promessas de receitas que me têm pedido, mas isto, no que toca a saúde... ainda vai a passo de caracol.
Abraço-vos a todas.
OBRIGADA!

13 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Senti sua falta! Lindas imagens !!!
    E sua mãezinha que imagem mais bela...
    Um forte abraço aqui de longe.
    Sonia Faria

    ResponderEliminar
  2. ola muito bonita sua ilha ja lá foi mas fica sempre algo por ver pois é tão grande comparada á minha , mas conseguem ter muito em comum inhames , lapas, criptomerias e araças,pois afinal pertencem ao mesmo arquipelago, bonita sua mãe com uma idade tão linda uma boa semana para si bejs.

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresinha,

    imagino como deve ser doída a despedida! Porém, que maravilha terem encontrado os dois muito bem de saúde. Sua mãe está sempre com o sorriso tranquilo, gostoso de ver. E o casal mais bonito da Web está com ótima aparência!
    Quanto a sua saúde, não se canse e nem se preocupe em publicar suas promessas, (falo por mim) nós entendemos e aguardamos quando você puder nos deliciar com seus pap e lindos trabalhos!
    Estava com saudade e dou-lhe boas vindas flor.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  4. Oi Teresinha!!!
    Que linda é a sua mamãe, me emocionei de vê-la... também moro longe de minha querida mãezinha e quando estou com ela é uma festa... quero tê-la perto de mim por muitos anos... e que lugar lindo é este, parece de filme... e a Santa Teresa eu também tenho pois foi presente de minha madrinha de batismo, fica aqui na minha frente enquanto eu mexo no computador... Beijosss e uma semana maravilhosa para todos!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Que imagens maravilhosas! Eu adoro os Açores a paisagem é muito tranquila e muito verde, mas não conheço esta ilha, quem sabe um dia ainda lá vou.
    A sua mãe é muito bonita e está muito bem, que bom ter mãe...

    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Nossa, que imagens lindas! Ainda vou andar por aí... sua mãe tá tão bem! que aparencia serena... despedidas são dificeis mesmo; mas aproveitaram bem não?

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. J'espérè que votre santé va mieux,vous faites des beauw ouvrages.

    ResponderEliminar
  8. Oi Teresinha, lindas fotos!!
    Fiquei emocionada lendo seu texto.
    Sou devota de Santa Terezinha desde de menina.
    Beijinhos e felicidades para toda sua família.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Muito lindas as fotos, viajei contigo ao ver as fotos. E a tua mãe, que querida, lembrei da minha sogra que também tem 95 anos, que experiência.
    Um forte abraço e saúde a todos. Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Adorei as fotografias, mas a que me impressiona mais é a penúltima, com a tristeza de tua partida estampada no rosto da tua Mãe! E as fotografias: o teu Pai, em grande, o Huguinho e o Zé Manuel. Que saudades!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Seu blogger é de uma riqueza de: arte, imagens, natureza, cultivo, amor, harmonia no seio familiar e fé... Quem sabe dar valor a isto tudo, navega em seu blogger e se sente fazendo os mesmos passeios, emoções, trajetórias e sentimentos.... Parabéns! Sinceramente nas fotos passou a imagem muito de ser amável a ponto de querer dar um abraço familiar, e encantadora a Senhorinha Vozinha tb.... Coisa linda e gratificante de se ver... Obrigada. Pólly Angel (facebook)

    ResponderEliminar
  12. Terezinha, que Deus abençoe sua mãezinha e a toda sua familia, que lugar mais lindo,obrigada por compartilhar!

    ResponderEliminar
  13. Belíssimos lugares. Me deu vontade de conhecer tudo!

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!