sábado, 12 de novembro de 2011

Timor... há 7 anos

Sabendo que faz hoje 20 anos que houve o massacre no cemitério de Dili, em Timor, não podia ficar sem mostrar a minha solidariedade para com aquele povo tão sofrido, pobre, afável e bom, que eu conheci in loco.
E é de Timor Lorosae  e dos timorenses que hoje eu irei mostrar umas fotos.
Nesta avista-se a ilha de Ataúro, onde passámos um dia...
Tenho imensas... mas nem saberia escolher as mais bonitas, por isso acabo por mostrar as que estão ligadas ao que lá fomos fazer.




Há 7 anos eu estava aqui e foram-me contados 
episódios tão tristes... por que este povo passou. 
O meu marido foi dar colaboração na universidade e eu acompanhei-o.
Como não fui contratada... não pude usufruir da casa onde o meu marido podia ter ficado.
Durante os 3 meses que lá estivemos ficámos neste hotel que nos deixou imensas saudades.

Os quartos davam para este pátio, o ambiente era muito bomquase de campismo... mas era tudo muito asseado.
O lençol de cima era de elásticos... quando pedi um normal o gerente riu-se e disse que não tinha mais!
Mas mesmo com o ar condicionado eu não conseguia olhar para o edredom arrumado no armário... e pedi que o tirassem de lá!
A foto dos filhos e netos estava por cima dum paninho bordado pela neta mais velha, com 8 anos na altura.

Aqui o Fernando na sala de professores da universidade de Dili, onde eu, às vezes ficava a ler ou a preparar as aulas que dei às freiras canossianas.
Estas aulas de língua portuguesa foram mesmo "dadas"... ou antes, eu quis oferecê-las a este povo encantador. 
Aqui os alunos de economia, com o professor ao meio.
Aqui as minhas alunas, as irmãs canossianas ansiosas por saber falar português. E ficaram até com o sotaque micaelense!!!...
Um grupo de estudantes do colégio das mesmas canossianas.
Pelo caminho um dos muitos edifícios onde se viam ainda os efeitos da guerra desvastadora.

Mas as crianças sorridentes chegavam-se a nós e gostavam de nos ouvir e observar.
Não falavam português... repetiam o que lhes perguntávamos!...
Um grupo de meninos... alguns eram familiares de membros do governo.



Esta linda menina de Dili hoje terá 12 anos.
Esperto... com ar de muito inteligente, 
qual será o futuro deste menino?
E esta menina... com ar alegre e meio envergonhado...
Este parece muito cauteloso... estava perto da universidade... deve querer estudar para ajudar o seu país!
À frente vê-se a Madre Guilhermina, responsável máxima das canossianas em Dili.
Foi no dia em que as meninas me fizeram uma festa de despedida e de agradecimento pelo que fiz pela comunidade canossiana.
As noviças compuseram letra e música de uma canção que me dedicaram e que cantaram, deixando-me em lágrimas!
Tenho-a gravada e já hoje a ouvi, mas não sei colocá-la aqui.
Ofereceram-me um lindo pano bordado a ponto de assis.
Fiquei muito emocionada!

A praia da areia branca, onde íamos ao banho nas horas vagas.
O taxista levava-nos e ia buscar-nos, pontualmente, à hora combinada.
Sempre que tínhamos oportunidade comíamos gambas com alho... no restaurante mesmo na praia.
Palavras para quê? Já viram que também bebíamos cerveja... mas o marido quase deitado no chão... foi truque da fotógrafa... que quis usar o disparo automático evitando que o copo interferisse na pose!!!
E foi assim que regressámos... num pôr do sol maravilhoso, não digo único, porque o de Moçambique também era lindo!...
Entretanto, nas férias da páscoa, fomos 10 dias à Austrália, mas isso fica para outra edição!


Um abraço.

7 comentários:

  1. Menina viajada a Teresinha.
    Obrigada por ter passado pelo meu blog.
    Tem aqui trabalhos muito bonitos. Parabéns.
    Tricot, eu adoro fazer. No campo dos bordados já não sou tão prendada; somente aprendi a fazer ponto cruz a preceito. O resto , vou fazendo, simplesmente. Crochet, não sou muito afeiçoada já que me põe uma dor de costas que nem me quero lembrar.
    Se quiser, Teresinha, passe pelo meu outro blog
    http://minis-onesecondlife.blogspot.com para ver um de meus outros hobbies.
    Uma abraço
    Elis

    ResponderEliminar
  2. Beautiful photos--you used to have a blog translator, but no more? I will just have to enjoy your photos and pick out a few words here and there that I understand. Have a wonderful week!

    ResponderEliminar
  3. Teresinha querida, isso é o que eu chamo uma experiência e tanto!!!
    Essa, não mais esquecerás, garantidamente.
    As fotos são interessantíssimas e o mar parece maravilhoso.
    Conheço várias pessoas, na área do ensino e da justiça, que se ofereceram para trabalhar em Timor, mas o teu feed back é o mais entusiasta de todos que ouvi.
    Obrigada, amiga, por compartilhares.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Oii, minha querida !!!

    Eu gostei tanto desse post.Tem aqui tanta emoção, beleza e história prá se contar...amei !!! Os rostinhos das crianças, das pessoas, a tua descrição e o trabalho que vc desenvolveu são lindos....parabéns !!! Isso sim é uma senhora recordação.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Postagem sensível e cheia de emoção!
    Quem sabe um dia se aprenderá que um mundo feliz só será possível sem guerras, sem desigualdades sociais e baseado na lei do amor!

    Um forte abraço,

    Judy

    ResponderEliminar
  6. Que lindo, Terezinha! Linda homenagem e lindo gesto o de vocês. Dificilmente me engano com as pessoas e você sempre me pareceu especial. Aqui está a prova do quanto especial você e seu marido são... Admiro pessoas com o desprendimento de vocês... Que Deus os abençoe muitíssimo...
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderEliminar
  7. Cara webamiga Terezinha. Sou de Belém, Pará, Amazônia, Brasil e um apaixonado defensor da causa timorense. Médico, escritor e jornalista diletante escrevi nos jornais locais inúmeros artigos ao tempo do desastre, do massacre indonésio, visando a sensibilizar as autoridades brasileiras a interferirem junto aos organismos internacionais a fim de conterem tamanhas atrocidades criminoisas. Depois continuei a escrever sobre este pequeno grande país, que ainda não tive a ventura, como teve vc, de conhecer. Gostei muito de seu texto, sensível, amorável, ilustrativo, por isso que lhe deixo aqui meus cordiais cumprimentos. Cortesmente, Sérgio Martins Pandolfo

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!