terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tapete de Arraiolos... ainda incompleto!

Aqui mostro 1/4 do tapete e por baixo está outro ( Santo António) que fiz antes deste e que poderão ver aqui no blog.

Este é o tapete de Arraiolos (Flor de Abóbora) que comecei há... 8 anos!
Uns percalços relacionados com uma doença grave que me surpreendeu há 7 anos... levaram-me a que tivesse de o interromper.
Entretanto fiquei tratada... os médicos não dizem curada... e continuei a fazer os meus trabalhinhos.
Mas este é enorme, pesado e cheguei a pensar que não iria conseguir pegar-lhe de novo.

Aqui um pormenor do canto.

Mas restabelecidas as forças deitei mãos à obra e acho que vou conseguir terminá-lo.

Aqui outro pormenor.

Mas o início não correu nada bem: comprei o tecido, tirei fotocópias do esquema publicado na revista , fiz acetatos, escolhi as lãs, algumas cores eram iguais, mas surgiam no esquema com outros símbolos...
Quando ia começar o trabalho verifiquei que o gráfico não correspondia à foto que vinha publicada na revista!
O centro era bem diferente, o desenho da barra não estava correto, para terminar a flor não dava para completar o desenho até ao fim da barra... enfim... resolvi fazer um risco a meio do gráfico da barra e reproduzi-lo em espelho.
Claro que assim a flor não ficou nem completa, nem tão bonita.

Agora ainda tenho muito trabalho pela frente: tenho de preencher desenhos com várias cores e só depois encherei com o branco-sujo...
pois é assim que ele irá ficar depois de o estender debaixo da mesa das refeições!!!...

Ah! Quando o mostrar aqui acabado... mostrarei também a revista e o tal tapete que lá vem fotografado... e nessa altura desafio-vos para o jogo: descubra as diferenças!!!...

19 comentários:

  1. Olá Teresinha!
    Eu acho este trabalho fantástico! Sempre gostei muito de Arraiolos, mas nem sequer tentei aprender pois não posso trabalhar com os materiais pois sou alérgica ao pó que fazem. Tenho muita pena, mas não consigo!
    É uma obra e tanto mas vai ver que vai conseguir acabar. O que lhe aconteceu com o tapete também já me aconteceu com certos esquemas de ponto de cruz.
    Não sei se fazem de propósito para não os conseguirmos bordar ou se é mesmo puro engano...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Amiga , parabéns pelo lindo trabalho.
    Força para acabar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá, Teresinha !!!

    Eu acho maravilhoso os tapetes arraiolos. Tem tantos detalhes.E o seu está ficando lindo. Sei bem o que vc disse a respeito dos desenhos.Isso acontece com alguns gráficos tb e depois dá um trabalhão, né.:)

    Mas ao fim quem sai ganhando somos nós.hehehe Teremos o prazer de apreciar um belo tapete e depois brincar de descobrir as diferenças.


    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Teresinha somente você faz esssas loucuras, ainda bem, pois enche nossos olhos de alegria. Adoro esse tipo de trabalho, é realmente uma obra de arte, tenho certeza que você vai terminá-lo e ficará maravilhoso, e quando você pisar nele nem lembrará daqueles dias difíceis, pois ele irá alegrar muito sua vida.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha

    Muito bonito o seu tapete, eu adoro arraiolos.
    Força e coragem para o terminar, vai conseguir, e verá que vale a pena o esforço.

    ResponderEliminar
  6. Que trabalho mais lindo! Está ficando fantástico!! E deve ser muito pesado e dificil trabalhar uma peça tão grande assim... mas ainda bem que está "tratada" e resolveu por um fim nele. Esse negócio de gráfico não bater com a foto/trabalho tá ficando chato viu! tem um monte por aí!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. ola, o tapete esta a ficar lindo, a minha mãe tb adora fazer arraiolos, eu nem por isso. Mas gosto muito de ver os trabalhos, ficam sempre muito vivos enchem uma casa. Beijinho e bom fim de semana

    http://rute-magiadecriar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Oi Teresinha, é uma peça linda e muito trabalhosa. è bom saber que não sou a única a postergar o final dos trabalhos, estou vendo que isto é comum entre as artesãs. Eu tb tenho um tapete inacabado, cerca de 15 anos e não mede mais que 1x1.50. Minha filha começou a bordar quando morava em Chicago, voltou para o Brasil e onde moramos a temperatura gira em torno de 30o o ano inteiro, dia e noite, com uma umidade altíssima. O tapete está quase todo preenchido e ficar sobre as pernas com um clima tão quente é impossível. Para completar eu tenho hiperidrose nas mãos e bordar com lã aqui é um martírio. No transcorrer do tempo e nas viagens perdeu-se o desenho e a revista, por sorte que os quadros se repetem. Está no meu projeto concluir esse também.
    Eu quero as sementes do Araçá e se quizer alguma espécie que saiba ser daqui e queira é só pedir que eu mando. Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresa,

    Parabens pelo seu Blog. "Tropeçei" nele enquanto procurava alternativas para uma flor que está no tapete que estou a fazer, a qual não me agrada muito. Entretanto decidi que em vez de mudar a flôr vou alterar a cor.
    Começei a fazer este tapete há cerca de 17 anos!!!!Horroroso, eu sei mas o estranho é que nem dei pelo tempo passar!Bom agora que já estou a iniciar o preenchimento das formas reparo que os meus remates não são perfeitos. Até agora tenho rematado sempre da parte de cima mas as zonas dos remates são bastante perceptíveis. Tem alguma técnica que me recomende.??
    Obrigada
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Paula...???
    ANÓNINO!!! Confesso que não costumo responder a anónimos...
    Eu não sei quem são nem como contactar...
    Mas deixo aqui a dica: eu arremato pelo direito, escondendo os fios e não se nota nada. Pelo avesso é que não!
    O meu email está no blog!
    Teresinha

    ResponderEliminar
  11. Espero que consiga acabar, pois é lindissimo!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro os seus trabalhos feitos com tanto carinho, dedicação e entusiasmo. É uma artista, sem dúvida! Parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Tapete is beautiful;congreatulation and i love the music.Marie-Claire

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresinha,

    O seu tapete é lindo, neste momento ainda mais bonito deve estar, pois suponho que esteja finalizado!
    Eu não costumo fazer comentários nos blogs que vou visitando, mas a este não resisti, pois é encantador.
    Também, sou amante de arraiolos, e estou a terminar uma carpete com os motivos em jarros, muito bonita também!
    Como, já estou a pensar no trabalho futuro, gostaria de lhe pedir, se não for abuso da minha parte, se me poderia fornecer os desenhos deste lindo tapete, ou algo que me pudesse ajudar na sua execução... Sabe, Teresinha, é que vou ter um bébé e como me esperam dias em que tenho um tempinho mais livre, a cuidar apenas do meu pimpolho, gostaria de efetuar um trabalho mais delicado e que um dia "ele" ou "ela", o pudesse olhar com o carinho que eu lhe empreguei a fazer. E o seu tapete é um espelho daquilo que eu gostaria de passar para o meu pimpolho!!!
    Desde já agradeço a sua atenção e fico aguardar uma possível resposta para o meu e-mail: manuelamarques_9@hotmail.com

    Muito obrigada
    Um beijinho

    Manuela Marques

    ResponderEliminar
  15. Teresinha é realmente uma bonita peça de artesanato de alto nível.
    Trabalho igualmente e artesanato nomeadamente peças em ponto de cruz ,reproduçoes de quadros clássicos.
    Gostaria de ter acesso ao desenho do vosso tapete para tentar fazer o meu....jlmla@sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. Terezinha,
    Este tapete é lindo! Seria possível enviar por e-mail o gráfico dele. Aqui no Brasil onde moro não consiguir achar. beijos e parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Teresinha, gostaria de fazer este tapete mas não tenho gráfico e não consegui encontrar esta revista onde na cidade onde moro no Brasil. Seria p ossível enviar o gráfico por e-mail. Segue meu endereço eletrönico. janegym2009@gmail.com

    ResponderEliminar
  18. Teresinha, seu tapete é maravilhoso. Como você, adoro artes manuais. No momento minha paixão são os tapetes arraiolos. Será que é possível enviar o gráfico do seu tapete para eu fazer um para minha casa...janegym2009@gmai.com

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!