domingo, 6 de junho de 2010

Napperon bordado a hardanger : dicas para quem não conhece este bordado









A pedido de uma amiga que quer aprender a bordar hardanger, vou deixar aqui umas dicas que acho úteis para quem nunca experimentou este tipo de bordado.
Nas retrosarias indicarão o tecido e a linha a utilizar.

Este vai para o correio assim mesmo para a minha amiga lhe dar seguimento.

Pesquisando na net encontramos muitas sugestões para este tipo de bordado.

Eu aprendi com uma grande amiga açoriana que quase me viu nascer e com quem tenho aprendido muitas coisas sobre este bordado, sobre croché... e sobre a vida. Também já me deu umas dicas sobre pintura em tecido ... mas eu ainda não ganhei coragem para o realizar!... Ainda vou tentar ... um dia destes!!!...

* * * * * * * * * * * * * * * * * *
Há muito tempo que ando para colocar aqui esta fotografia que tirei em Cabo Verde.
É uma flor dum cato selvagem que eu achei lindíssima.
Para quem tem habilidade até pode servir de inspiração para um bordado ou até uma pintura.
Espero que gostem como eu gostei.

18 comentários:

  1. Olá Teresinha

    Muito obrigada pela dica para fazer este tipo de bordado, vai dar muito geito.
    Quanto à flor é muito bonita e fora do comum.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha,

    Hoje é a primeira de muitas visitas que eu vou fazer ao teu blog pois gostei muito e vou guardar o teu link para ser mais fácil vir espreitar as novidades.
    Aguardo uma visita aos meus blogs, beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  3. Olá Terezinha,

    Esse naperon está lindo, já fiz alguns com ponto cheio, fica um charme mesmo, muito delicado.

    bjs.
    Rosina

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresinha

    Agradeço a sua visitinha, mas bem que quero vir blogar....ainda há muita coisa a por em dia e tudo com prazos para este mês de Junho. Não fazia ideia que ia dar tanto trabalho, mas correu tudo muito bem e o crochet foi muito apreciado. Penso que já entusiasmei algumas pessoas experimentar.O que achei muito interessante foi o facto de algumas pessoas que foram à exposição me ligarem depois a dizer que não tinham visto esse ou aquele ponto lá e se eu sabia, levaram-me esquemas de pontos que conheciam e até algumas relíquias em crochet ( um casaco) com linha nº 100(imagine!).Foi mesmo muito interessante.De momento e como agradecimento, tenho de adicionar ao blog toda a comunicação social que gentilmente esteve presente , mostrando o interesse que despertou a exposição.O meu Hardander continua na lista de espera, mas vou levar as indicações que postou pois serão muito úteis. Obrigada!
    Fico a aguardar a sua chamada quando chegar para um novo encontro e um refresco.
    bjs
    Nélia

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha!
    Já não vinha por aqui há um tempito e por isso andeia ver as novidades. Trabalhos muito bonitos e bem executados, todos os que saem das suas mãos habilidosas. Achei a base que fez com as tampinhas muito original e bonita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. OLÁ TERESINHA VC ME EMOCIONA AMIGA,NOSSA ESTOU COM LÁGRIMAS NOS OLHOS,OBRIGADA MINHA QUERIDA,SÃO MOMENTOS COMO ESTE QUE ME FAZEM AGRADECER A DEUS POR MAIS UM DIA,ESTOU A OUVIR ESTE FADO ,OBRIGADA AMIGA BEIJOS GRANDES E BOAS FERIAS JUNTINHO DE SUA MÃE E IRMÃO .......

    ResponderEliminar
  7. Hola Teresinha, te está quedando muy bonito este tapete en hardanger, está muy bien bordado.

    No tienes que disculparte por el idioma, tenemos la suerte de conocer a personas maravillosas por todo el mundo, y aunque sepamos que tenemos el inconveniente del idioma, sabemos entendernos bien.

    Un beso.

    ResponderEliminar
  8. Oi,
    Obrigada pelo carinho de sempre,terezinha!!
    E olha adorei este hardanger,vou fazer e depois te aviso
    Beijos,amiga
    Sandra Coatti

    ResponderEliminar
  9. Terezinha visitei o seu blog e achei lindo os bordados de hardanger r outras trabalhos.Gosto muito também de crochet.Se voce tiver gr´sficos de revistas de hardanger e de crochet se puder me envie.
    Obrigado.
    Maria Otalia
    03/12/2011

    ResponderEliminar
  10. Olá Terezinha!


    Seus Bordados são lindos!


    Sou do Brasil e gostaria de saber como faço para adquirir uma revista de handanger de Protugal.

    Marli


    E-mail: marli-unioeste@hotmail.com

    ResponderEliminar
  11. Adoraria estar perto de si!Tenho a certeza que ficaria riquissima em conhecimento!Nao me cansarei de felicità-la pelos belos trabalhos!Beijo

    ResponderEliminar
  12. Terezinha, Vc é um amor. Lindos trabalhos. Adoro hardanger e muitos outros pontos que faço há muitos anos. Se por acaso quiser postar mais alguma coisa sobre hardanger,ficarei muito grata.bj.leny

    ResponderEliminar
  13. meu nome é francisca sou do rio de janeiro, amei seus hardanger, estou aprendemdo agora, também estou amando a musica. Aprendi fazer croche com uma cliente que é portuguesa.Tenho vontade de um dia conhecer a ilha da madeira, tras dos montes, lugares que vi no programa da Regina Casé.
    Gostaria de aprender mais bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresinha, encontrei hoje o seu blog, e adorei. A tempos que quero fazer um jogo de quarto para minha sogra em hardanger.
    Por favor, podia indicar-me a loja de Coimbra, donde compra o tecidos para hardanger? O meu e-mail é mariaclv1960@gmail.com
    Agradecida pela atenção!!
    Parabens pelo seu blog y pelos seus lindos trabalhos!!
    Cidalia

    ResponderEliminar
  15. amei seus trabalhos.... e o fado tbm. Sou artesã e amo essas coisas lindas k vc faz. estou as voltas de peças para as minhas netas trigemeas que estão a chegar em outubro próximo e do meu 1º netinho Samuel que chega a qualquer momento.Abraços de Wylldeannya

    ResponderEliminar
  16. amei seus trabalhos.... e o fado tbm. Sou artesã e amo essas coisas lindas k vc faz. estou as voltas de peças para as minhas netas trigemeas que estão a chegar em outubro próximo e do meu 1º netinho Samuel que chega a qualquer momento.Abraços de Wylldeannya

    ResponderEliminar
  17. Teresinha, vc é um amor de pessoa, muito simpática e talentosa. Sempre te visito e tiro muitas ideias.Adoro fazer hardanger,bordado tradicional,ponto cruz, macramê, rechilieu e tapeçaria. Aqui no Brasil não temos revistas boas desses bordados,por isso sempre estou atenta ao seu e outros maravilhosos blogs. bj,leny
    leny.calvi@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  18. por favor faça um caminho pra mim, quero bco neste modelo qual o seu email nao entendo nada de blog fico esperando resposta

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!